Dúvida - Densímetro

Discussão em 'Iniciantes' iniciado por Danilo Santos, Janeiro 12, 2019.

1. Danilo Santos

Danilo Santos Novo Membro

Pontos de Troféu:
    3
    Fala galera, tudo certo? Já postei algumas coisas aqui no fórum, pois estou em busca de informações para a montagem de um aquário marinho.

Uma das dúvidas que tenho é justamente a do densímetro. Vejo muitos vídeos criticando seu uso (colocando o refratômetro como objeto essencial para o aquarista) e alguns defendendo. E então, o densímetro realmente funciona? Se não é tão preciso assim, por que ainda esse produto é comercializado?
  2. Eduardo Dias

Eduardo Dias Well-Known Member Staff Eu apoio o ReefClub!

Pontos de Troféu:
    228
    Existem diferentes densímetros. Se estiver falando daquelas caixinhas plásticas com ponteiro, de fato em geral não saia muito precisos, principalmente em função de micro bolhas de ar que se aderem ao ponteiro e podem alterar o resultado.

Se estiver falando de densímetros de vidro, daqueles que boiam, se forem de boa fabricação e bem aferidos, são bons sim, mas os de padrão laboratorial não são tão fáceis de achar e o preço não é pequeno.

O refratômetro por sua vez, apesar de poder lhe dar uma leitura correta, só fará isso se estiver calibrado, o que deve ser feito frequentemente.

Existem ainda os eletrônicos que estão se tornando mais populares.

Enviado de meu XT1635-02 usando o Tapatalk
    Euler Kernighan curtiu isso.
  3. Euler Kernighan

Euler Kernighan Original Staff First9

Pontos de Troféu:
    718
    Fala Danilo, blz? (y)

Vou te dizer que ter um densímetro ou refratômetro é algo tão essencial para um aquarista marinho, como por exemplo, ter papel higiênico em casa, sabe? A gente não usa papel higiênico a cada 5 minutos, mas pode ter certeza que queremos ele esteja lá disponível 24 horas para quando for necessário, certo?

O pior de todos os aquaristas marinhos utiliza o refratômetro no mínimo em três atividades base que significam exatamente tudo pro aquarista marinho, que é:
    1 - saber o quanto a água está salgada quando você está iniciando o aquário.
    2 - saber o quanto a água está salgada quando você está preparando uma TPA (troca parcial de água).
    3 - saber o quanto a água está salgada depois que você realizou a TPA.

Com base nisto, você já pode imaginar a importância de se ter um densímetro ou refratômetro - inclusive é melhor ter um destes que seja "meia boca" do que não ter ;)

Eu uso bastante, tanto que tenho estes:

4. Euler Kernighan

Pontos de Troféu:
    718
    só um comentário, hoje em dia esse negócio de vídeo. redes sociais e whatsapp é uma verdadeira b.... :confused:

Quem critica o uso de densímetro/refratômetro pra aquarismo marinho é um verdadeiro fanfarrão e está plantando a desinformação, está fazendo um desserviço para pessoas que estão tentando entrar no hobby.

Enfim... (omg)
  5. Gustavo Morábito

Gustavo Morábito Well-Known Member Staff Moderador Eu apoio o ReefClub!

Pontos de Troféu:
    248
    Gostou desse da Mantis? Estava pensando em um como esse, mas imagino que tenha que ser calibrando tanto quanto um refratômetro.
  6. Euler Kernighan

Pontos de Troféu:
    718
    Gostei Gus, extremamente prático e direto ao ponto.

Infelizmente não, ele não permite calibração - ele já vem calibrado de fábrica e você precisa acerditar que ele nunca vai perder a calibração... isto que é "chato".

Se não me engano, a Hanna acabou de lançar um refratômetro de bolso também, se eu estive procurando um, com certeza compraria deles. ;)
    Marcio Gielfi e Gustavo Morábito curtiram isso.
  7. Eduardo Dias

Pontos de Troféu:
    228
    É como dizer, se achar que seu bebê está com febre, não use um termômetro, ponha a mão na testa, se achar que está quente de algum remédio que tiver em casa para ele

Marcio Gielfi e Euler Kernighan curtiram isso.
  8. Gustavo Conde

Gustavo Conde Novo Membro

Pontos de Troféu:
    3
    Ele calibra sim, segue link do manual.
    https://www.fish-street.com/downloads/scionix.pdf
    É o mesmo fabricante já fiz o teste com o meu e calibra sim porém tem que ter a solução apropriada para poder calibrar.
    Euler Kernighan e Marcio Gielfi curtiram isso.
  9. Marcio Gielfi

Marcio Gielfi Original | First9 Staff V.Presidente First9 Moderador

Álbuns:
    2
    Pontos de Troféu:
    408
    Densimetros de baixíssima precisão ainda são comercializados porque são mais baratos, refratômetro são mais precisos, muito difícil achar um densímetro com boa precisão que custe mais barato do que um refratômetro.
    Euler Kernighan curtiu isso.
  10. Eduardo Dias

Pontos de Troféu:
    228
    No fim é isso mesmo, os refratômetros acabam custando menos

Euler Kernighan e Marcio Gielfi curtiram isso.
  11. Danilo Santos

Danilo Santos Novo Membro

Pontos de Troféu:
    3
    Quanto ao uso do densímetro/refratômetro entendo que eles sejam realmente essenciais na vida de um aquarista marinho, Euler. No entanto, minha dúvida foi sobre as inúmeras críticas que o densímetro recebe por ai (mais em vídeos no youtube), falando que eles não são precisos e tals, o que me fez perguntar por qual motivo eles são comercializados mesmo assim, já que os refratômetros tem uma precisão maior (mesmo que o preço deles sejam bem diferentes).

12. Euler Kernighan

Pontos de Troféu:
    718
    Talvez as críticas sejam direcionadas a um certo tipo específico, e não no geral. Difícil saber o que se passa na cabeça de quem está fazendo o vídeo. Difícil até de saber se quem está criticando tem aquário ou usa a ferramenta há muito tempo...

A precisão depende do quanto você está disposto a investir no instrumento que vai comprar.

Este instrumento abaixo oferece certo nível de precisão, porém, não possui compensação automática de temperatura - esta funcionalidade leva em conta a temperaura d'água para poder informar a salidade corretamente.

PS 1: existem instrumentos neste mesmo estilão, feitos em vidro que são muito bons.

Eduardo Dias curtiu isso.

Compartilhe esta Página