Vsv x vodka x pellets

Discussão em 'Discussão Geral' iniciado por fabio simoes, Janeiro 12, 2019.

1. fabio simoes

fabio simoes Well-Known Member

Pontos de Troféu:
    118
    Estou querendo baixar meu nitrato que está em 25 - fosfato variando entre 0,25 _ 0,50 (testes salifert).

Usei pellets em um reator chinês e não tive muita redução. Não sei se era o reator ruim ou os pellets não funcionaram mesmo.

Uso Roma no phosban - 200 gramas que é o máximo que comporta.

Meu sistema tem 1,5 ano de montado - substrato alto (10cm) skimmer regal 250 int

1.100 litros - 8 tangs - diversos peixes pequenos .

Não tenho problema de algas e os corais estão bem. Sps na maioria .

Gostaria da opinião e modo de dosagem dos métodos acima (fórmula vsv) - pois já vi duas diferentes ...

As vantagens e desvantagens ...

Obrigado
  2. João Fernando Martins

João Fernando Martins Well-Known Member

Pontos de Troféu:
    258
    Olá @fabio simoes

Você já pensou em usar um ATS em seu sistema.

Grande Abraço.
    Euler Kernighan e Eduardo Dias curtiram isso.
  3. Marcio Gielfi

Marcio Gielfi Original | First9 Staff V.Presidente First9 Moderador

Álbuns:
    2
    Pontos de Troféu:
    408
    Fabio, para reduzir o nitrato, voce precisa de fosfato, seja bio pallets, seja qualquer outra fonte de carbono, voce precisa dz proporção de 1 para 16 entre fosfato e nitrato, mesmo assumindo 0,5 para o fosfato, seu nitrato teria que estar no maximo em 7,5.

Minha sugestão é parar com a redução do fosfato, e começar a dosar carbono bem aos poucos e acompanhar a evolução da relação.

Eu quando doso carbono, prefiro vinagre do que vodka, bio pallets usei apenas uma vez e voce tem muito pouco controle de quanto carbono voce está administrando, com vinagre ou vodka voce consegue facilmente aumentar ou diminuir a dosagem conforme mudam os parametros de fosfato e nitrato.
  4. Eduardo Dias

Eduardo Dias Well-Known Member Staff Eu apoio o ReefClub!

Pontos de Troféu:
    228
    Fábio

Já analisou por que tem esses níveis de fosfato e nitrato mais elevados?

O que poderia fazer no próprio aquário e na manutenção diária que naturalmente baixasse esses índices?

Enviado de meu XT1635-02 usando o Tapatalk
    Euler Kernighan curtiu isso.
  5. Euler Kernighan

Euler Kernighan Original Staff First9

Pontos de Troféu:
    718
    Fala Fábio (y)

Você usou durante quanto tempo?

Você se lembra de como era o movimento dos pellets dentro do reator? Se tiver uma foto...

Eu usei o biopellets por pouco mais de 2 anos das marcas ecoBAK, TLF e de uma outra que não consigo me lembrar agora, funcionou perfeitamente. Os pellets demoraram +/- umas 4 ou 5 semanas para começarem a produdir resultados (baixa do nitrato e estabilidade do fosfato, na época entre 0.04 e 0.06, nitrato algo entre 5 e 10ppm.

Pra quantidade que eu usava, conseguia perceber uma redução no tamanho físico dos pellets a partir do segundo ou terceiro mês, sendo obrigado a repor a mídia.

Outros fatores importantes:
    1 - a cada 15 dias dosava uma ampola de ProdiBio BioDigest diretamente no aquário.
    2 - para iniciar o reator de biopellets, dosei uma ampola de biodigest diretamente nele - abri, joguei lá dentro, fechei e deixei recirculando por um dia.
    3 - a mangueira de saída do reator de biopelles estava amarrada (com fita hellermann) na entrada da bomba do skimmer.

Minha experiência com vodka é pequena e não acho o suficiente pra poder opinar, mas acho que o @Leo Carvalho ou @Júnio Melo devem ter tido experiência dosando Vodka, Açucar e Vinagre.

Não me recordo se o @Alex Costa já dosou vodka, sei que ele também tem experiência com Biopellets e o aquário dele é grandão.
    Última edição: Janeiro 13, 2019 às 10:28
  6. Eduardo Dias

Pontos de Troféu:
    228
    Euler

Bem legal o relato. Importante considerar que os efeitos desses processos naturais ou semi-naturais no aquário levam um tempo para produzirem efeito.

Fiquei com dúvida sobre a razão de fixar a saída do reator na entrada do skimmer. Para remover bactérias em excesso?

Abs

7. Euler Kernighan

Pontos de Troféu:
    718
    Buenos dias cumpadre ;)

Exatamente, este é o pré-requisito fundamental, não fazer isto é matar o uso do biopellets, deixando o "lixo" circular no aquário, causando o desequilíbrio bacteriológico e com isto, acabando num surto gigante de cianos. :confused::unsure:

É impressionante a diferença que isto faz no skimmer, dá pra ver facilmente. Vou ver se encontro uma foto pra postar aqui.
    Eduardo Dias curtiu isso.
  8. Eduardo Dias

Pontos de Troféu:
    228
    Se minha vó fosse viva me diria:

"Esse menino não sabe o que quer, se não tem bactéria, põe bactéria, quando tem bactéria, quer tira bactéria" hehehe

Marcio Gielfi e Euler Kernighan curtiram isso.
  9. Euler Kernighan

Pontos de Troféu:
    718
    :Rotfl2

10. Eduardo Dias

Pontos de Troféu:
    228

11. fabio simoes

Pontos de Troféu:
    118
    Fala Euler,

Eu usei bastante tempo. Alguns meses. Não tenho foto, por que já tirei ele . Mas elas circulavam bem . Só que uma parte delas subia e ficava no alto, na saída do reator .

Como dito, não sei se era por que esse meu reator é um chinês sem marca, tipo da bbm, em que a bomba fica em baixo soprando e eles fazem um movimento circular .

Meu aquário está bem legal , mas esses índices altos de nitrato e fosfato me assustam um pouco sobre problemas futuros que podem surgir .

Um dos motivos do tópico foi também trazer a discussão do VSV.

Tenho vistos alguns vídeos no YouTube sobre o VSV, mas vídeos do YouTube são sempre muito resumidos e com nenhuma margem de discussão .

A começar pela receita , já achei três diferentes ...
    Euler Kernighan e Marcio Gielfi curtiram isso.
  12. Franklin Dattein

Franklin Dattein Well-Known Member

Pontos de Troféu:
    63
    @fabio simoes ,
    tudo que você ler sobre bio pellets vs VSV vs. vodka vai ser fortemente influenciado pela experiência da pessoa postando o relato. Não há forma exata de determinar a quantidade exata de organic carbon (OC), pois depende de uma série de fatores, tais como carga biológica sendo introduzida, quantidade de nitrato inicialmente presente, potência do skimmer, tipo de bactéria prevalente, outros métodos de exportação de nutrientes, etc, etc.
    Portanto, a forma que eu recomendo proceder é escolher um método que lhe agrade mais e ir na tentativa e erro, começando com doses abaixo das recomendadas e subindo com muito cuidado, em incrementos pequenos, pra evitar um explosão de bactérias.

Tendo disto isto, 200ml de bio-pellest me parece uma dose muito baixa para um aquário de 1100l.

O artigo abaixo é do RHH e foca em dosagem de vinagre como fonte de OC, que é meu método preferido e que uso há muitos anos.
    http://reefkeeping.com/joomla/index...ar-dosing-methodology-for-the-marine-aquarium

Note que o próprio autor confirma que a dosagem na tabela são bastante baixas (e seguras) e portanto o valor final pode chegar a quantidades muito maiores:
    https://www.reef2reef.com/threads/dosing-vinegar.230318/

Nos meus tanques eu começo dosando a dosagem máxima recomendada no artigo (0.3ml de vinagre por litro de água no aquário) e não são raras as ocasiões em que doso o dobro disto.
    Se você for optara por uma fonte mais concentrada de OC, como Vodka, obviamente as dosagens mudam. Eu já vi alguns posts no R2R onde se debatem a conversão de um pro outro...

Outro ponto a levar em consideração é qua há muitos relatos nos fórum de aquário grandes (acima de 800lts) que não tiveram muito sucesso com OC e acabaram recorrendo por Lanthanum + GFO. Minha opinião é de que as doses necessários pra tanques grandes são altas e assustam o aquarista, antes mesmo que este chegue ao valor ideal. Para fins de comparação, em um tanque de 1100l, teriam que ser dosados de 330 à 660ml de vinagre por dia...

O @Marcio Gielfi tocou no topico do Redfield Ratio, que é a proporção de C, N e P encontrada em phytoplancton ( C:N:p = 106:16:1) e diversos outros organismos marinhos.
    No entanto, é muito comum interpretar este balando de forma equivocada. Ao contrário do que muitos entendem do Redfield Ratio, não é necessário que N:p estejam na proporção de 16 pra 1, pra que OC funcione. Basta que todos os 3 elementos estejam disponíveis, seja qual for a proporção entre eles e que nenhum deles esteja próximo de zero, que as bacterias vão continuar fazendo seu trabalho.

Acredito que esta confusão se dá porque estamos acostumados a buscar balanço iônico entre Ca, Alk e Mg.
  13. Alex Costa

Alex Costa Well-Known Member Moderador Eu apoio o ReefClub!

Pontos de Troféu:
    408
    Com VSV eu não tive experiência nenhuma.
    Minha primeira experiência com dosagem de Carbono foi com vodka e não foi boa.
    Toda vez que eu iniciei o uso, tive problemas de STN......Perdi umas 5 echinatas blue e umas 3 ou 4 austeras rose até notar a relação.
    Isso persistiu até eu começar a usar os pellets, que eu usei por alguns anos.
    Algum tempo depois dos problemas que eu tive dosando carbono na forma de vodka eu encontrei relatos de que o uso de Carbono (na forma de vodka) em aquários com níveis já baixos de nutrientes, e reserva alcalina acima de 7,0, podem desencadear surtos de STN....
    A info bate com o que eu presenciei, sempre.

Sobre os pellets, eu usei a maior parte do tempo o Katalist, da Brightwell.
    Eu usava uma qtde que eu considerava grande....Usava 2 reatores TLF 150 pela metade, alimentados por uma derivação do recalque, com uma movimentação bem intensa dos pellets (turbilhonamento mesmo)
    Não sei precisar a qtde mas era, com certeza, mais de 1 litro de pellets prá 750 litros.
    Dissolvia lentamente e eu não notei "efeitos colaterais"
    Meu Nitrato permaneceu indetectável no período de uso.
    O problema é que o fosfato não era consumido na mesma taxa, o que levava ao surgimento de cianos( um relato comum dos usuários de pellets).
    Eu resolvi isso usando ao mesmo tempo GFO.
    Tive meus melhores resultado usando ao mesmo tempo 2 reatores de pelletes, 1 de GFO PO4X4 e 1 de Carvão ativo.

Com os pellets da TFL minha experiência já não foi tão boa.
    Eles dissolviam muito, formando uma gosma dentro do reator, mesmo com vazão alta.
  14. fabio simoes

Pontos de Troféu:
    118
    Obrigado pelas respostas,

Atualmente não usa nada Alex ?

O pellets que usei foi o tlf também...

Pensar em dosar 600 ml de vinagre por dia ....assusta....

O manochio me passou por what’s a fórmula dele do vsv

800 ml vinagre de álcool
    100 ml vodka (Smirnoff
    2 colheres sopa açúcar

Dosagem não exata, dependendo do aquário...

Iniciar devagar e ir subindo
  15. Alex Costa

Alex Costa Well-Known Member Moderador Eu apoio o ReefClub!

Pontos de Troféu:
    408
    Não uso nada Fábio,
    Nenhuma fonte de carbono, sem GFO e carvão ativo muuuito esporadicamente.
    Também não uso nenhum outro método de remoção de nutrientes, além do skimmer e da sifonagem de detritos durante a TPA quinzenal.
    Esse era meu objetivo nessa montagem, mas só é possível devido a minha litragem/qtde de peixes.

Uma alternativa ao VSV é essa versão caseira de Nopox:

Receita do UltimateReef:
    500 mls Vinegar, 375 mls Vodka (40%) and 125 mls of RO/DI water

Essa postada pelo Randy no R2R:
    Mix one part vinegar to one half part vodka and one half part water. If you want to get even closer, add a little more vodka and a little less water. (ou seja, ele diz que prá se aproximar da formulação real é prá usar uma proporção próxima a da primeira receita.)

Aqui uma imagem da análise do Nopox postada por um usuário no RC

Pessoalmente estas receitas que utilizam vodka, vinagre e açucar me agradam mais do que a dosagem de apenas um deles.
    O princípio de que fontes de carbono diferentes vão prover o desenvolvimento de cepas de bactérias também diferentes faz sentido prá mim. Mas é puro achismo da minha parte.

Um usuário relatou usar essa receita a mais de ano, em substituição ao Nopox, e gostou.
    Ele seguia essa dosagem:

Measured Level (ppm) ....................Daily Dose ml/100 L (25 gal)
    NO3 above 10 ---------------------------------------3
    NO3 above 2.5, but less than 10 ------------------2
    NO3 above 1 but less than 2.5 ---------------------1
  16. Marcio Gielfi

Marcio Gielfi Original | First9 Staff V.Presidente First9 Moderador

Álbuns:
    2
    Pontos de Troféu:
    408
    Por isto que em todos os topicos de dosagem de carbono eu reforço a necessidade de ter uma relação entre nitrato e fosfato sempre próxima de 16:1, para se evitar um surto de ciano.

Fosfato entra muito facilmente nos aquários via alimentação, o nitrato vem depois da comida ser processada e cagada pelo peixe :DD:DD:DD

Fora que é comum parte do nitrato ser consumido em um processo de denitificação
    Euler Kernighan e Eduardo Dias curtiram isso.

Compartilhe esta Página